2023/03/06 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Secretaria de Meio Ambiente promove ação educacional com visita ao Cânion Sussuapara

Nesta sexta-feira, 4, foi celebrado o Dia Nacional do Turismo Sustentável, que visa a preservação dos pontos com grande visitação, como é o caso do Jalapão e de Ponte Alta do Tocantins. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura realizou uma ação com estudantes e professores, com uma visita a um dos atrativos mais encantadores e emblemáticos do município: o Cânion Sussuapara.
Com uma beleza única e misteriosa, o local já foi cenário de novela, filme, e é visitado por centenas de turistas diariamente, um claro exemplo de necessidade de conservação, para se mantenha o curso natural das águas e da vegetação. A visita ocorreu em parceria com a Agência Tur Jalapão e com os proprietários do atrativo.
No local, estudantes do Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira Medeiros e do curso de turismo do Colégio Estadual Odolfo Soares, puderam observar o local e foram orientados pelos educadores. O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tiago Cunha, falou aos alunos sobre a necessidade de não deixar nem levar nada no local.
“Temos que promover ações para que os futuros filhos de vocês alunos, tenham a oportunidade de vivenciar a beleza de um atrativo como esse, para que outras pessoas possam usufruir disso. Fui criado aqui e a gente já percebe a diferença da nossa época de criança, a ação humana condiciona à não preservação. Quero aqui também agradecer o empenho das instituições de ensino a parceria da Agência Tour Jalapão, que nos possibilitou esta visita”, disse o secretário.
O guia da Agência Tour Jalapão, Moacir Tavares, também reforçou aos alunos a importância de preservar. “Desde meus 12 anos faço viagens ao Jalapão e desde 2016 operamos com a empresa na região. O Cânion é um dos locais mais visitados daqui por ser perto da cidade e trajeto para Mateiros. Sempre aconselhamos que os clientes não peguem nas paredes, pois a vegetação é muito frágil. Fazemos de tudo para que o ambiente fique preservado, e isso é sustentabilidade”, comentou.
A professora de biologia Taylane Aires explicou como a preservação se reflete na vida das pessoas. “Toda essa vegetação tem características muito especiais, o cerrado é berço de vida, possui muitas árvores frutíferas. Vocês crianças e adolescentes têm essa oportunidade de ver esse cânion, é muito importante que vocês repassem isso aos pais, essa necessidade de preservar”, frisou Moacir.
De acordo com o secretário Tiago, o turismo ecológico se define como seguimento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, e incentiva a sua preservação, envolvendo o respeito às comunidades locais, às condições naturais e a conservação ambiental. Tiago finalizou agradecendo os proprietários do Cânion pela parceria para a execução da ação.