Notícia

2024/03/25

Saúde inicia atendimentos ginecológicos com consultas médicas e ultrassonografias

Saúde inicia atendimentos ginecológicos com consultas médicas e ultrassonografias


As mulheres de Ponte Alta do Tocantins já podem contar com atendimentos ginecológicos no próprio Município. Neste sábado, 23, ocorreram os primeiros atendimentos na Unidade Básica de Saúde Valmira Pereira Rego. Além das consultas com o especialista, também foram disponibilizados exames de ultrassonografia ginecológicos e demais áreas.



A iniciativa foi possível graças ao Programa eMulti, que contemplou o Município no ano passado por meio do deputado federal Ricardo Aires. O benefício consiste na disponibilização de equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas do conhecimento e categorias. Além da ginecologia, também será disponibilizada a pediatria a partir do próximo mês.



São disponibilizadas 35 consultas a cada mês, sendo que os atendimentos ocorrem com data marcada. Inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde busca atender a fila de espera da regulação do SUS, que é de responsabilidade do Estado.



Em breve a agenda de consultas estará aberta para toda a comunidade através dos agentes comunitários de saúde. As consultas serão realizadas mensalmente em um final de semana que será dedicado à saúde da mulher e outro à pediatria.



Neste sábado, além das consultas e exames houve palestras com a psicóloga Milena Costa, além das enfermeiras Rosiane Matos e Taísa Pereira. A secretária municipal de Saúde, Ellen Mara, comemorou o primeiro dia de atendimentos.



“Esse programa foi sonhado no ano de 2023 e estamos dando início às primeiras consultas. Para Ponte Alta é um agente grande. Como secretária é uma honra iniciar esse projeto, como mulher e mãe, cuidando da saúde das nossas mulheres. A palavra de hoje é gratidão!”’, disse a gestora.

Visualizações: 199