2024/03/11

II Encontro das Mulheres Empreendedoras de Ponte Alta marca comemoração pelo Dia da Mulher

O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, promoveu um amplo debate acerca do papel da mulher no ambiente empreendedor

O Dia Internacional da Mulher em Ponte Alta do Tocantins foi marcado por um encontro cheio de compartilhamento de experiências, novos conhecimentos e troca de informações. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, realizou na noite desta sexta-feira, 8, o II Encontro das Mulheres Empreendedoras de Ponte Alta do Tocantins, com o objetivo de comemorar a data e abordar temas importantes para o reconhecimento da luta feminina na sociedade.

O encontro ocorreu no Centro Comunitário com a presença de centenas de mulheres que escolheram Ponte Alta para realizar seu sonho de empreender, gerar renda, promover a empregabilidade, e principalmente, serem protagonistas de suas próprias histórias.

No ambiente, uma decoração alusiva à data, em tons de rosa e branco, e muitas flores. Todas as convidadas foram recebidas pela equipe da Secretaria com um presente alusivo à data. Ao dar as boas-vindas, o secretário responsável, Tiago Cunha, abordou a importância de efetivas políticas públicas voltadas para a comunidade feminina.

“Esse evento foi pensado por meio desse olhar que tivemos, da importância, vendo tantas mulheres empreendendo, buscando mostrar que elas têm um lugar no mercado de trabalho, que podem empregar, ser cabeças pensantes e mesmo assim zelam pelo seu lar, pela sua família. Vimos dentro do município essas mulheres capazes, fortes e que vêm trabalhando para mostrar que a mulher é importante. Esse ano colocamos isso em pauta de novo em prática para mostrar realmente que a mulher tem seu valor na sociedade. A gestão se preocupa com esse público, porque o lugar da mulher é onde ela quiser. Vocês são capazes de transformar o mundo com a sabedoria de vocês, com a coragem e garra”, ressaltou Tiago.

A primeira atração da noite foi a empresária e diretora comercial da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Francisca Alves, que falou sobre o desafio de empreender na atualidade sendo mulher: delicadeza e força. Durante a palestra ela ainda disponibilizou presentes a serem sorteados para as convidadas. Já a psicóloga Milena Costa falou às mulheres sobre a sobrecarga emocional das obrigações da mulher nos dias de hoje e suas implicações para a saúde mental.

Ao final todas puderam participar de sorteio de brindes disponibilizados pela Secretaria por meio de patrocinadores. Também foi servido um lanche comemorativo.

Comemoração

A empresária Kenya Monteiro reforça que o evento foi importante para o mundo do empreendedorismo e os desafios da mulher. “É muito importante para a gente estar aqui nesse evento hoje, a gente se sente valorizada, é um dia nosso, para nós, que lutamos tanto em ser reconhecidas no mundo do empreendedorismo. Parabéns, está tudo lindo!”, disse.

A empreendedora Cristiane Benício avaliou a iniciativa de forma positiva. “É o primeiro ano que participo, está tudo muito bem organizado, por sinal. Gostaria de agradecer aos organizadores por essa oportunidade, pois a gente sabe que as mulheres têm ganhado um espaço na sociedade, e um evento como esse ajuda bastante na questão do empreendedorismo feminino, e isso com certeza vai ter um resultado muito positivo”, destacou.