Projeto Foco no Fogo chega a Ponte Alta por meio de parceria entre Prefeitura e Governo Estadual
O verão chegou no Tocantins e com ele o período de estiagem, muito utilizado para a renovação de pastagens por meio das queimadas. Mas este procedimento deve ser feito com cuidado e orientações adequadas, além de autorização dos órgãos competentes. Por isso, a comunidade de Ponte Alta do Tocantins recebe nesta terça-feira, 6, o Projeto Foco no Fogo, executado pelo Governo Estadual, em parceria com a Prefeitura.
E comitiva é composta por órgãos ligados ao meio ambiente, como Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dentre outros. Os integrantes foram recepcionados com um café da manhã na Prefeitura pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura.
Antes disso a comitiva realizou uma carreata pelas principais ruas da cidade, com início no portal de entrada. No trajeto foram realizadas orientações através do carro de som, comunicando à população sobre a execução do projeto no município.
Já em frente ao Paço Municipal houve uma apresentação do Projeto aos moradores, que realiza orientações efetivas acerca do risco de incêndios florestais através das queimadas, que colocam em risco o meio ambiente e a saúde da população.
Resultados
O secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Cunha, enfatizou que os resultados do projeto têm sido positivos no município. “Esse é o terceiro ano que recebemos ação do Governo do Estado aqui em Ponte Alta. Existe todo um comitê de gestão que busca conscientizar e orientar sobre a prevenção do fogo, queimadas e incêndios florestais, trazendo benefícios relacionados à prevenção, orientando sobre o decreto de proibição do fogo, os aceiros, e ao final do período a gente nota que há realmente uma diminuição do índice de queimadas”, disse.
A gerente de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos-, Thaís Kely, destacou que neste ano foi observada a evolução do projeto. “Tanto no aspecto de contabilização das pessoas assistidas quando no aumento há resultados efetivos, já que estamos atingindo também as escolas. É muito importante para nós buscar diminuir as queimadas no estado do Tocantins”, destacou.
As equipes realizaram orientações também orientações na Escola Estadual Odolfo Soares, voltadas às turmas do 1° e 2° ano do ensino médio. Os grupos foram divididos para realizar orientações também em regiões rurais, atingindo os assentamentos Santa Tereza, Santo Onofre, Progresso e Matinha.
Também foram realizadas ações preventivas com entrega de panfletos orientativos no comércio local.