2019/07/04

Prefeitura reestrutura Brigada Civil Municipal

Brigadistas em treinamento com a equipe de Corpo de Bombeiro do Estado Tocantins

SECOM/Secretaria Municipal de Comunicação

Desde junho 2018, Ponte Alta do Tocantins passou a contar com a sua própria Brigada Civil Municipal. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foram capacitados pelo Corpo de Bombeiros Estado do Tocantins, em que atuaram em ocorrências de incêndios, especialmente em locais abertos com vegetação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, permaneceu após o período de seca com três brigadistas permanentes. Com a chegada da estiagem o índice de queimadas aumenta, pois o Município conta com extensa área de cerrado, matas, nascentes, que nesta época tem uma enorme fragilidade. Assim, a Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins, preocupada em conservar e preservar o meio ambiente está reestruturando a equipe de Brigada, que recebe o reforço de mais quatro brigadista e um coordenador de Brigada, ficando com oito funcionários a serviço da Brigada Municipal para atuarem, a qualquer momento, no combate ao fogo. O trabalho desempenhado pela Brigada será sempre orientado pelos Bombeiros.

“A criação da Brigada foi e é muito importante, pois nos ajudará na prevenção de grandes incêndios. Com a atuação dos brigadistas, vamos prevenir que focos de incêndio consumam grandes extensões, conseguiremos alcançar locais em que os veículos não conseguem chegar, normalmente de difícil acesso e que exige a locomoção a pé”, afirma Dircivania Marques, secretária Municipal Meio Ambiente e Turismo.

Serão disponibilizados aos servidores todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas, caneleiras, gandola (um tipo de camisa com tecido mais resistente), máscara e óculos de proteção, além de outros materiais. A equipe da Brigada terá à sua disposição abafadores, “pinga-fogos”, bombas costais, enxadas, facões, foices e lanternas.

O grupo está participando de uma capacitação, conduzida pelo 1º Sargento do Corpo de Bombeiros do Tocantins, V. Silva e 2º Sargento do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Hevandro, que teve inicio nesta quarta-feira, 3, com aulas teóricas. Já nesta quinta-feira, 4, acontecem as aulas práticas, onde os alunos aprendem as técnicas e manuseio de equipamentos. Para finalizar, amanhã, 5, eles irão testar os conhecimentos obtidos fazendo uma varredura em uma vasta área de cerrados e matas.

Os incêndios são comuns no Município, especialmente neste período entre junho e outubro, sendo criminais e naturais, e por isso, o Poder Público conta também com a colaboração da população para evitar as queimadas.

#meioambiente #Certezadeumnovotempo #Pontealtadotocantins