2021/06/11 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Prefeitura recebe equipe da Adetuc para elaboração do inventário turístico do Município

O Município de Ponte Alta do Tocantins contará em breve com uma importante ferramenta para o ordenamento do turismo da Cidade: o Inventário Turístico, que conta com todas as informações em relação trade turístico. Para a elaboração deste documento, o Município recebeu nesta semana a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

O prefeito Kleber do Sacolão, juntamente com a vice-prefeita Juliana Gastaldi, recepcionou a equipe e enfatizou a importância do trabalho da Agência. “Estamos tendo uma boa abertura com a Adetuc, que vem desenvolvendo um trabalho mais amplo junto ao nosso Município.  Nós sabemos da potencialidade que temos, e basta nos reorganizar para este ordenamento gerar mais emprego e renda. Já temos o Consórcio dos municípios da Região que está buscando mais infraestrutura, pois o Jalapão é uma região integrada, e não se faz nada sozinho”, disse o gestor.

Por três dias a equipe esteve em visita aos atrativos e comércios do Município, sendo coordenados pelo secretário Municipal de Turismo, João Fernandes. A gerente de produtos turísticos, Kleiryanne Aguiar, falou em nome da equipe agradeceu a receptividade. “O turismo é a nossa bandeira, estamos à disposição para trabalhar juntos, em parceria. O turismo é uma atividade que gera emprego e renda, e desafoga a ação social, porque gera renda”, disse.

A equipe também é composta pela gerente de promoção turística, Tania Márcia Borges; Gerente de acervo e Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, Alline Alves; E a Analista em Turismo, Leila Reis.

Plataforma

De acordo com Kleiryanne, as informações coletadas estarão disponíveis na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), que é uma ferramenta de planejamento e gestão com objetivo de permitir o gerenciamento eletrônico das informações turísticas dos municípios por meio da adaptação da metodologia do Inventário da Oferta Turística e tornou-se referência nacional para gestão pública do setor.

A PIT é voltada para manter o diálogo e o compartilhamento de informações com municípios, além de atualizar dados on-line e promover a interatividade com turistas de diversas localidades, permitindo que tanto o Estado quanto os municípios contem com uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do Turismo.

A Plataforma Integrada do Turismo reúne os formulários do Inventário da Oferta Turística, preenchidos digitalmente por gestores municipais. Esses documentos auxiliam na gestão e no conhecimento da verdadeira realidade dos municípios. Além disso, os dados inseridos em toda a base gerencial serão utilizados para alimentar o portal promocional do Estado do Tocantins, pois reúne informações buscadas por turistas que desejam conhecer melhor o Estado.