2021/06/10 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Ponte Alta do TO recebe Projeto Foco no Fogo

O Município de Ponte Alta do Tocantins recebe nesta quinta-feira, 11, a visita da equipe técnica do Projeto Foco no Fogo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O foco está em visitas in loco nas propriedades com registro de queimadas nos últimos três anos. Foi planejado para executar políticas públicas que envolvam prevenção, combate e fiscalização de queimadas nos municípios contemplados no ranking de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e dados consolidados do Centro de Monitoramento do Fogo – CEMAF.

O prefeito Kleber do Sacolão recepcionou a equipe que conta com 20 pessoas, juntamente com a primeira dama Rosana Farias, vice-prefeita Juliana Gastaldi e secretário Municipal de Administração, Wagner Carvalho. O prefeito destacou a importância da parceria para a prevenção.

“Agradeço ao governador Mauro Carlesse pela parceria, até porque somos o sexto maior município do Estado em extensão territorial, então temos um serviço bastante árduo em relação às queimadas, e além da extensão do turismo, está havendo a compra de grandes fazendas para ampliação do agronegócio, então precisamos mais que nunca fortalecer as parcerias com todos os órgãos competentes para que a gente possa conscientizar esses novos proprietários”, disse o gestor.

Ao receber a equipe, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago de Sousa, enfatizou que “o Município sempre tem essa abertura de estar em parceria com o Governo do Estado para a gente possa estar realizando essas ações de prevenção e de combate também. Estamos atuando arduamente nessa questão de orientação e ampliamos a nossa brigada que conta agora com 10 agentes que irão combater os focos”, disse.

O Projeto tem como público alvo Agropecuaristas, Produtores Rurais, Empresários, Munícipes e demais entes envolvidos com incêndios rurais no Estado do Tocantins, especialmente nos municípios que entraram no ranking de maior índice de queimadas no ano de 2020.

A equipe é coordenada pela diretora de Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Karynne Sotero, que ressaltou que 35 municípios do Estado serão visitados. “São várias instituições juntamente com a prefeitura, que terão equipes divididas para ir a campo visitar as propriedades que mais queimaram nos últimos três anos, já temos esse diagnóstico traçado, e por meio de um aplicativo a gente tem um relatório completo após as visitas”, disse ela.

Além das orientações quanto ao fogo, a equipe também entrega 100 cestas básicas viabilizada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas).