2023/02/10 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Prefeitura realiza primeiro mutirão de limpeza contra a dengue de 2023

Buscando conscientizar a população sobre a importância de manter a limpeza dos quintais para a prevenção da dengue, a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins realizou nesta sexta-feira, 10, o primeiro mutirão de limpeza de 2023 nas vias da cidade. A ação ocorreu de forma conjunta com a organização das secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Saúde, e, Obras.

O mutirão teve a participação de todos os servidores municipais, além de alunos e professores da Escola Municipal Sabino Ferreira Medeiros, Colégio Estadual Odolfo Soares, Escola Estadual Girassol Alcides Rufo, e, servidores da Creche Municipal Pró-Infância.

Logo cedo as equipes foram dividas por setores, atingindo assim todos os bairros da zona urbana. Um dia antes a população foi comunicada por meio de carro de som para a realização da limpeza dos quintais e descarte do lixo ensacado nas lixeiras. A retirada dos resíduos foi feita nas vias e lotes baldios. O carro de som também alertou a comunidade sobre a necessidade de manter a limpeza dos lotes e quintais.

O secretário responsável, Tiago Cunha, falou da importância de cada morador fazer a sua parte, tanto para diminuir impactos ambientais como para a saúde das famílias. “A gente sabe o quanto a limpeza é importante e como o lixo influência na degradação ambiental. Quem já teve dengue sabe que não é fácil, e para prevenir não tem outro jeito: é retirar objetos que acumulem água. O lixo nas ruas, nos lotes, também traz outros sérios problemas, como a dificuldade do assoreamento das águas nas ruas, a poluição dos recursos hídricos, principalmente do nosso Rio Ponte Alta”, frisou.

Tiago também agradeceu a participação dos servidores e alunos que se dedicaram ao evento. “É importante o engajamento de toda a sociedade, e aqui conseguimos incluir muitas famílias do município, e os estudantes levam este aprendizado para casa e é muito importante que ele seja repassado esse recado da conscientização aos pais”, completou.