2023/01/25 Fundo Municipal de Educação

Educação Municipal realiza Primeira Jornada Pedagógica de 2023

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ponte Alta do Tocantins deu início na noite desta segunda-feira, 23, à Primeira Jornada Pedagógica do ano. O momento foi de acolhida aos educadores de toda a rede municipal, que foram recepcionados na Escola Municipal Cleiton Maia Barros pela secretária de Educação do município, Jemima Barreira e equipe da Semed.​O encontro antecede o retorno das aulas e início do ano letivo que ocorre no dia 30 de janeiro para os cerca de 900 alunos da rede. Conforme a secretária, a formação conta com orientações relativas à volta às aulas, dentre outros assuntos.
“Realizaremos orientações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), metodologias de ensino, avaliação e planejamento, além de revisão do Plano Político Pedagógico (PPP). Abordaremos principalmente as condicionalidades e mudanças no Fundeb, que melhoram os recursos para o município. Entre as 139 cidades do estado, estamos entre as 52 que conseguiram aumento na verba do ‘Valor Aluno Ano Resultado’ (VAAR). A formação é contínua, sempre atendendo os referenciais curriculares e as metodologias para os professores trabalharem em sala”, frisou.
Jemima ressaltou ainda que a expectativa é que a equipe educacional e estudantes voltem às aulas motivados. “Que alunos e professores venham renovados, os professores empolgados, e tendo a responsabilidade com a comunidade, para assim podermos melhorar a qualidade de vida dos pontealtenses”, comentou.
A abertura oficial do evento contou com a apresentação musical do Assistente Social da Semed Jaime Carvalho, que cantou a canção ‘Renova-me’. 80 profissionais da educação estão participando da Jornada que no total terá 16 horas de duração e vai até esta quarta-feira, 25.
Além da secretária Jemima também ministram a formação as supervisoras Albanita Barreira, Halana Leobas e Zurailde Marquês.