2019/08/30

Ponte Alta realiza palestras “Projeto Você é importante”

Alunos rede Municipal em Palestra

SECOM/Cleber Matos

Tendo em vista o alto índice de depressão, bullying e suicídio no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Ponte Alta do Tocantins, está realizando uma semana de palestras com o projeto, VOCÊ É IMPORTANTE, que aborda os temas: bullying, depressão e suicídio na sociedade.

As palestras estão sendo conduzidas pelo seminarista Wanderson Silva, acompanhado de sua equipe de apoio, Junior Som, e, Iago Lima. O Projeto VOCÊ É IMPORTANTE, que conta com 10 membros voluntários que prezam pela vida, tem como intuito mostrar a cada pessoa sua importância, destacando que bullying, depressão e suicídio, estão se alastrando cada vez mais.

Depressão

A depressão é uma doença e está se tornando um caso tão sério que todos devemos nos atentar. Ela faz com que as pessoas parem de enxergar a realidade que está à sua volta. O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cresceu 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é de que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença no mundo. “No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, destaca a OMS.

O quadro de diminuição de autoestima, tristeza, desânimo e perda cognitiva é resultado de alterações nos neurotransmissores. Com isso a pessoa fica mais lenta nas reações emocionais, no sono, no peso que pode alterar para mais ou para menos. Uma infinidade de sintomas vai expor o quadro depressivo.

Bullying

Dezenas de crianças e adolescentes são alvos de piadas e boatos maldosos, além de serem excluídos pelos colegas. Um em cada dez estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Dados do relatório mostram que 17,5% dos alunos brasileiros, na faixa dos 15 anos, sofreram algum tipo de bullying pelo menos algumas vezes no mês.

Segundo psiquiatras, estudos mostram que casos de ansiedade e depressão podem estar relacionados ao bullying. Ele vai massacrando a autoestima e isso favorece desenvolver alguns quadros, entre eles, de ansiedade e principalmente de depressão. Há estudos nacionais e internacionais mostrando que pessoas vítimas de bullying são mais suscetíveis a desenvolver quadros depressivos.

Suicídio

De acordo com a OMS, o suicídio é atualmente um problema de saúde pública, sendo uma das três principais causas de morte, entre pessoas de 15 a 44 anos, e a segunda entre as de 10 a 24 anos. A cada ano, aproximadamente um milhão de pessoas tira a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O Brasil tem cerca de 10 mil registros anuais, e estudos revelam que a maioria dos suicídios está ligada a transtornos psiquiátricos.

Palestra

Em Ponte Alta as abordagens ocorreram no dia 29, quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino para os alunos da rede Municipal e Escola Estadual Alcides Rufo.

Já no período noturno foi aberto e direcionado a toda comunidade.

No dia 30, sexta-feira, nos período matutino e vespertino para os alunos do Colégio Est. Odolfo Soares.