2023/04/13 Fundo Municipal de Assistência Social

Ponte Alta do Tocantins tem sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Conferência foi realizada na Escola Estadual Odolfo Soares e contou com a participação de alunos da unidade de ensino, que elencaram propostas aprovadas em plenária

Com foco em elaborar políticas públicas e iniciativas, o município de Ponte Alta do Tocantins teve nesta quinta-feira, 13, sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no Ginásio do Colégio Estadual Odolfo Soares, com a presença de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Poder Público Municipal, alunos da Escola Estadual Odolfo Soares, público-alvo, representantes de entidades e sociedade civil.

Os participantes foram recepcionados com o credenciamento e em seguida acompanharam a composição da mesa de autoridades. Estiveram presentes a vice-prefeita Juliana Gastaldi; secretária municipal de Assistência Social, Rosana Farias; presidente do CMDCA, Sivaldo Batista; a representante do Grêmio Estudantil Padre Alano Azevedo, Fernanda Fernandes; e o delegado de Polícia, Roberto Assis.

Abertura

Ao falar aos presentes, a vice-prefeita Juliana destacou que há a necessidade de atuação mais assídua da sociedade nas conferências municipais. “A Conferência é uma forma da participação na sociedade, a Constituição garante o direito à comunidade de atuar nas decisões do poder público, e muitas pessoas não têm consciência da importância de participar. Como exemplo, temos um posto de saúde hoje do outro lado do rio que é resultado de pedido feito em uma conferência, inclusive o Cras que temos hoje no município. Talvez hoje seja a primeira conferência dos alunos que estão aqui, então  aproveitem, participem das conversas pois vocês representam o nosso futuro”, disse.

O presidente do CMDCA, Sivaldo Batista, declarou aberta a Conferência e desejou um bom evento. “A Conferência é uma oportunidade da sociedade participar das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, então não poderíamos deixar de convidar os alunos. Quero pedir que todos aproveitem, sabemos das dificuldades em relação à criança e adolescente e cada dia que passa está mais difícil, então a gente precisa de políticas públicas para esse público. Agradeço a todos que contribuíram com esse evento e declaro aberta a conferência”.

Logo após houve a leitura do Regimento Interno pelo mestre de cerimônias Zilmar Ribeiro, que teve aprovação em plenária. Houve ainda a apresentação dos membros do Conselho Tutelar e do CMDCA. A apresentação cultural do Grupo Azibo Capoeira, projeto social desenvolvido no município, encantou o público com muita desenvoltura e equilíbrio.

Conferência

O delegado Roberto Assis ministrou palestra sobre a necessidade de entender as diferenças do próximo. “A Prefeitura está se preocupando com o nosso destino, que afeta a todos nós, temos passado por tempos difíceis, sombrios, de muita violência nas escolas, e temos essa conferência para lidar com esses problemas. Ficamos muito honrados em participar e cumprir o nosso papel de prevenção também. Foi-se o tempo que a polícia era para reprimir as pessoas, estamos aqui também para prevenir e o tema da conferência diz respeito à diversidade”, destacou.

Os grupos de trabalho para elaboração de propostas foi dividido conforme os cinco eixos com temas específicos. As propostas foram aprovadas em plenária. Também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os representantes governamentais são a titular Luciana Ferreira e suplente Claudiane Noleto; da Sociedade Civil, titular Manoel Messias e suplente Núbia Avelino; do Conselheiro Tutelar, titular Lucineide Dantas e suplente Anderson Ramos; e. Adolescentes Lara Fabyan e Maila Rodrigues.