2021/06/02

Município viabilizará conclusão de poços artesianos em assentamentos rurais

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins segue dando assistência à zona rural em diversos aspectos. Nesta quarta-feira, 2, o prefeito Kleber do Sacolão recebeu diversos representantes de associações rurais. Estiveram em reunião os presidentes das associações de agricultores familiares dos assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza.

A reunião também contou com a presença e o apoio do vereador representante da Região, Wisney Oliveira, além do assessor do deputado Estadual Cleiton Cardoso, Ibanêz Magalhães, atuante como liderança na região. Na ocasião o prefeito Kleber garantiu a viabilidade de conclusão de um importante benefício aos moradores da localidade: o acesso à água.

A Prefeitura firmará parceria para a conclusão de poços artesianos nos assentamentos Santo Onofre, Santa Tereza e Progresso. Os poços foram iniciados em 2018 por meio de recursos federais pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), de responsabilidade do Estado e viabilizados pela então deputada Josi Nunes. No entanto, a empresa licitada responsável pelas instalações não concluiu os trabalhos.

“Vendo a necessidade desses três assentamentos pela seca que existe na Região, a gente viu que realmente a demanda que eles reivindicam é de total importância para essas comunidades, que é o acesso à água potável para consumo pessoal e animal. Há alguns anos houve até caminhão-pipa para a Região, mas o Estado não está mais demandando esse caminhão, então achamos por bem entrar com essa parceria”, ressalta o prefeito Kleber.

O gestor tem a previsão de conclusão nos próximos 30 dias, já que a Prefeitura disponibilizará assistência técnica para instalação, caixas d’água, e procurará a ATS para dispor da contrapartida do Estado em relação à tubulação e rede de extensão.

O presidente da Associação do Assentamento Santo Onofre, José Barbosa, esteve acompanhado do secretário da Associação, Raimundo Pereira, e disse que o benefício representa uma nova esperança para as 41 famílias do Povoado. “Isso representa muito para nós, porque a gente precisa de água lá, e se chegar essa água lá para nós é muito importante. Temos essa demanda de longo prazo e estamos tentando junto ao Governo Municipal”, comemorou.

Já o Assentamento Santa Tereza conta com 47 famílias. Ambos ficam distantes 5 quilômetros da Cidade. O presidente da Associação local, Adeir Barreira, também agradeceu o empenho da Gestão Municipal. “Para nós é de grande importância, porque precisamos e estamos tendo essa oportunidade, e com essa parceria ficamos muito gratos”, agradeceu.

Além dos poços artesianos, o prefeito também garantiu a viabilização de um transporte coletivo mensal a todos os assentamentos do Município, de forma que os moradores tenham a possibilidade de ir à Cidade conforme cronograma pré-estabelecido.