2023/01/25 Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Agrário

Mais de 90% dos pequenos agricultores já foram atendidos com preparo do solo

Preparar o terreno para o plantio dos cereais, grãos, leguminosas, frutas, e outros alimentos produzidos na roça, é um desafio para quem precisa do maquinário agrícola, um investimento alto e oneroso para os pequenos produtores rurais que plantam para o próprio consumo e comercialização. No município esse benefício vem sendo disponibilizado aos produtores pela Prefeitura, um cuidado da Gestão Municipal voltado à agricultura familiar.
Desde o início do período chuvoso, época propícia para o plantio, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, vem se desdobrando para atender a alta demanda do município, que possui grande extensão territorial, e com isso, muitos produtores rurais.
O diretor responsável pelos atendimentos, Rivelino Correia, explica que as demandas são atendidas conforme a região, mas todos os produtores, sem distinção, recebem o benefício. “Uma das solicitações do prefeito Kleber do Sacolão é que todos sejam atendidos, de A a Z, sem diferença, dar o suporte necessário aos agricultores que fazem o plantio e produzem os alimentos”, disse.
Preparo do SoloA gradagem ocorre em parceria com o produtor, que dispõe do combustível para o preparo do solo, e a Prefeitura, do maquinário, operador e manutenção dos tratores. Nesta safra 2022-2023 mais de 250 produtores já receberam o preparo do solo até este mês, quase 90% da demanda total.
Dentre as regiões já atendidas estão: Gerais, Mata Nova, Lagoa Azul, Brejão, Barreiro, Assentamentos Progresso, Santa Tereza, Santo Onofre e Castelo; Extrema, Córrego Fundo, e, Assentamentos Matinha e Lagoinha; Plano Alta; Morro Limpo; Gato; Brejo Verde; Baixão do Porco; Palmeira; Jataí, Paraná, Taquari; e Beira Balsa (Usina).
Faltam ser concluídos os atendimentos da região Fuzil e parte do entorno da cidade.