2021/03/29

Mais de 500 exames são realizados no Primeiro Mutirão de Testes Rápidos para Covid

Testes foram realizados no sábado, 27

A Secretaria de Saúde do Município realizou no último sábado, 27, um mutirão de testes rápidos para Covid-19 com o intuito de identificar a disseminação do vírus entre os moradores com maior índice de contato com outras pessoas.

A realização dos testes foi possível devido ao recebimento dos testes pela Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins, que foram doados pelo Governo do Estado e viabilizados pelo deputado Estadual Cleiton Cardoso.

Esta primeira etapa foi destinada ao trade turístico do Município e comércio em geral, já que são trabalhadores que tem maior fluxo de contato com turistas. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do Município, Thaynara Andrade, “foram realizados 523 testes no sábado, sendo que 10 pessoas tiveram IgG positivo, ou seja, já foram infectadas e estão apenas com anticorpos, não necessitando de isolamento, pois nesta fase já não há transmissão. Duas pessoas tiveram o IgM positivo, o que significa que estão na fase aguda da doença, necessitando ficar em isolamento domiciliar para evitar transmissão a outras pessoas. Os dois casos serão submetidos a novo exame”, explicou

O mutirão aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, e contou com equipes em locais diferentes, para evitar aglomerações e para organização e averiguação de todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Os trabalhadores compareceram à Academia da Saúde em frente à Unidade Básica de Saúde do Setor Aeroporto; Coreto da Praça Capitão Antônio Mascarenhas; e Praia do Tamburí (Setor Boa Esperança).