2020/07/22

Equipe Municipal de Combate a Incêndios é reestruturada

Equipe de Combate a Incêndios

O período de estiagem traz grandes problemas ao meio ambiente e por consequência às pessoas também, isso acontece, por meio dos incêndios florestais que anualmente causam prejuízos pela destruição da flora produtiva, além dos prejuízos ambientais, matando animais silvestres, destruindo matas nativas e aumentando o risco de doenças respiratórias nas comunidades.

O município de Ponte Alta do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) vem trabalhando para controlar e combater as queimadas, que em 90% dos casos são criminosas. Por isso, a Prefeitura Municipal fez um reforço de mais seis brigadistas à equipe que ajudará nesta luta.

Com a nova reestruturação da Brigada de Defesa Civil Municipal, a equipe fica composta por um coordenador e oito brigadistas, para atuarem a qualquer momento no combate ao fogo. O trabalho desempenhado pela Brigada é sempre orientado pelos Bombeiros.

Brigada

O Município de Ponte Alta do Tocantins instalou em junho de 2018 a Brigada de Defesa Civil Municipal permanente que atua no combate das queimadas, orientações de aceiros e demais ações da SEMAT. A equipe era composta por um coordenador e três brigadistas.

“O reforço é mais que necessário neste momento delicado de estiagem. Temos enormes áreas de cerrados, matas ciliares, nascentes, que nesse período de seca, ficam muito fragilizadas, pois os incêndios e queimadas descontrolados destroem tudo. Pensando na proteção da vida e do meio ambiente foi necessária a reestruturação da equipe que nos ajudará na prevenção e combate de grandes incêndios florestais. Sabemos que ainda é pouco, mas devemos lembrar que o dever de cuidar e preservar o meio ambiente é de todos nós, devemos prevenir que focos de incêndio não consumam grandes extensões. O deslocamento da equipe é feito através de um veiculo traçado 4x4, e nos locais mais extremosa locomoção a pé”, afirma Dircivania Marques, secretária Municipal Meio Ambiente e Turismo.

Equipe

Foram disponibilizados aos servidores todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas, caneleiras, gandola (um tipo de camisa com tecido mais resistente), máscara e óculos de proteção, além de outros materiais. A equipe da Brigada terá à sua disposição abafadores, “pinga-fogos”, bombas costais, enxadas, facões, foices e lanternas.

Os incêndios são comuns no Município, especialmente neste período entre os meses de junho a outubro, sendo criminosos e naturais, e por isso, o Poder Público conta também com a colaboração da população para evitar as queimadas.