2019/10/28

Equipe da Brigada Civil Municipal encerra trabalhos e reduz número brigadistas

Brigada Civil Municipal

Com início do período chuvoso, a Brigada Civil Municipal de Ponte Alta do Tocantins reduziu seu número de brigadistas. Desde junho de 2018 o Município passou a contar com sua brigada própria, composta por três brigadistas permanente e um coordenador. Mas, o município sempre preocupado com as queimadas para o período de seca a brigada recebe o reforço de mais quatro membros, passando a equipe a atuar com sete homens e um coordenador todos capacitados pela Defesa Civil Estadual.
O município tem uma extensa área de cerrado, matas, nascentes, que na chegada da estiagem fica com enorme fragilidade e a Prefeitura preocupada em conservar o meio ambiente, reestruturou a equipe.
Foram meses de combates, com os esforços de conservar o meio ambiente. Com 95% das queimadas criminosas, a Brigada Civil Municipal realizou 26 ações de combate direto com grandes extensões de áreas, além de ações de conscientização, palestras em escolas, e plantio de árvores durante todo este período.
Para a secretária de meio ambiente e turismo Dircivania Marques, “O trabalho da brigada foi executado com êxito, mesmo com dificuldades os trabalhos realizados foram de grande valia para o município e para o meio ambiente onde a brigada conseguiu salvaguardar os recursos naturais, porém, sabemos que não é só dever da brigada mais também de todos os munícipes”, disse ela, agradecendo a todos pelo trabalho realizado.
EncerramentoPara marcar o encerramento dos trabalhos, na manhã da ultima sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal Meio Ambiente e Turismo realizou no Centro de Apoio ao turista um café da manhã em agradecimento a cada um pelo trabalho realizado. O Coordenador da Brigada, Eduardo Takashi, destacou que “o trabalho não é fácil, que as ocorrências em relação ao ano de 2018 dobraram, e o trabalho exige muita força física. Além disso, a brigada conseguiu salvar muitas coisas perante tamanho do trabalho“, pontuou.