2019/10/11

Conselho Municipal de Saúde realiza eleição para nova diretoria 2019/2021

membros do Conselho Municipal de Saúde

SECOM/Cleber Matos

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 11, para votação da nova mesa diretória para o triênio 2019-2021. A eleição ocorreu na sala do Conselho, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Os conselheiros foram eleitos e homologados na reunião mensal ordinária, e a nova presidência teve 100% dos votos. O CMS realiza uma reunião mensal ordinária, e extraordinariamente quando necessário. Atualmente é formada por 12 membros titulares e 12 membros suplentes. A escolha para presidência é feita entre seus membros titulares, e a mesa diretora é formada por presidente, vice-presidente e secretário (a) executivo (a), mantendo a paridade entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde.

Ao final da reunião um lanche foi servido a todos.

Nova presidência para o triênio 2019-2021.

Presidente: Leovandro Rodrigues de Sousa

Vice-presidente: Elias Rodrigues Alves Sobrinho

Secretária executiva: Cleidiane Rodrigues dos Santos

O que é o CMS

O Conselho Municipal de Saúde – CMS - é órgão permanente e deliberativo com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Sua  atuação é na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Para que se possa cumprir o que a Lei determina o Conselho deve exercer o controle social do SUS. Isso significa dizer que cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual. Do mesmo modo o Conselho deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no Município.

Entidades representantes CMS:

•          Secretaria Municipal de Educação

•          Secretaria Municipal de Assistência Social

•          Sindicado dos Agricultores

•          Associação dos idosos

•          Conselho de Pastores

•          Servidores da Saúde

•          Usuários do SUS

•          APAE

Fale com Conselho Municipal de Saúde:

Envie críticas, dúvidas e/ou sugestões para o Conselho Municipal de Saúde através dos endereços abaixo:

•          Tel: (63) 3378-1443