2023/04/04 Fundo Municipal de Saúde

Carreta do Hospital de Amor atende mais de 200 mulheres com exames preventivos em Ponte Alta

Carreta do Hospital de Amor atende mais de 200
Na semana passada o município de Ponte Alta do Tocantins foi contemplado com os atendimentos da Carreta do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O veículo esteve estacionado próximo à Academia da Saúde, onde realizou exames preventivos para rastreamento do câncer de mama em 207 mulheres, que foram pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

​Além de fazerem os exames as pacientes participaram de palestras preventivas ministradas pela equipe de saúde, durante a espera pelo procedimento. A conscientização para a prevenção constante foi abordada pelos médicos Nabor Jorge Araújo, Mayara Lacerda e Leonam Rimenes.

A secretária municipal de Saúde, Ellen Mara, destacou a importância da participação da comunidade. “Sabemos das dificuldades de algumas pessoas se locomoverem até a capital para fazer os exames, então para o nosso município foi um ganho essa parceria com o Hospital, que assistiu essas mulheres dentro do próprio município. Já firmamos o compromisso para os próximos anos com a expectativa de que mais pacientes sejam atendidas. Com o passar dos anos, mais mulheres vão se conscientizando da importância da prevenção para evitar problemas futuros”, avaliou.

A enfermeira Thaynara Andrade enfatizou que a parceria tem gerado resultado positivo desde o ano passado, já que algumas pacientes já realizam tratamento através do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. “Esse é um exame de rastreio com o objetivo de fazer exames em mulheres que não tem nenhum sintoma, e assim fazer a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa parceria com o Hospital de Amor vem desde o ano passado, sendo este ano para mulheres de 40 a 69 anos e que fizeram o exame há mais de um ano, então é muito eficaz para o nosso município”, finalizou.