2021/06/12 Fundo Municipal de Assistência Social

Assistência Social realiza campanha de Erradicação do Trabalho Infantil

Durante todo mês as equipes realizaram divulgação do material para conscientização da população quanto à Erradicação do Trabalho Infantil, que tem como Dia Nacional 12 de junho

Este sábado, 12 de junho, é lembrado como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

Neste ano não foram possíveis ações diretas de combate junto ao público, por causa da pandemia. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversas postagens nas redes sociais para a conscientização quanto ao tema. Também foram instaladas faixas em locais estratégicos da Cidade.

A mobilização engloba também o Centro de Referência em Assistência Social (Cras); Conselho Tutelar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Cadastro Único.

A secretária de Assistência Social, Rosana Farias, destaca que o Município precisa estar atendo quanto ao trabalho infantil. “O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar”, disse.

A técnica de Referência do Município, Leilane Carvalho Matos, também reforça a preocupação de toda a Rede em relação ao trabalho infantil em Ponte Alta. “Dia 12 de junho, como todos os dias do ano, o trabalho infantil sempre será uma péssima opção para nossas crianças, adolescentes e suas famílias, tendo em vista que o trabalho infantil é aquele realizado por crianças e adolescentes com idade abaixo de 18 anos, em situação de risco com as piores formas de trabalho”, finaliza.