2022/12/20

Alunos brilham e encantam durante Formatura da Educação Infantil

Uma noite de gala marcou para sempre a vida de 110 crianças pontealtenses nesta quinta-feira, 15, data em que foi realizada a Formatura da Educação Infantil, oficializando a passagem dos estudantes para um novo ciclo educacional. A cerimônia foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na quadra da Escola Estadual Odolfo Soares.

Os estudantes marcaram presença acompanhados dos pais e com trajes elegantes, além da tradicional beca, ansiosos em receber o tão aguardado diploma. No local uma decoração alusiva ao mundo colorido deixou o momento ainda mais emocionante. Entre os formandos, 53 alunos fazem parte do Centro Educacional Municipal Recanto do Saber, e 57 da Creche Próinfância Adelaide Aires.

O momento foi iniciado com a composição da mesa de honra, que contou com a presença da primeira-dama Rosana Farias, vice-prefeita Juliana Gastaldi, que no ato representou o prefeito Kleber do Sacolão, secretária municipal de Educação, Jemima Barreira, presidente da Câmara Municipal Railton Faustino (Taquara), o representante dos pais dos alunos do Cmei Recanto do Saber, Raimundo Coelho, diretor da Escola Municipal Cleyton Maia Barros, Domingos Turíbio, o diretor do Colégio Municipal Sabino Ferreira, Ebson Sousa, e a representante dos colaboradores do Cmei Recanto do Saber e Creche Próinfância, Oneide Coelho.

Também fizeram parte do evento os professores responsáveis pelas turminhas ao logo de todo o ano: Rosania Araújo, Milvânia Barbosa, Léia Antônio, Alice Pereira, Jucimara Ramos e Maria José Faustino, além das diretoras das unidades escolares, Rosiney Pereira e Ozimar Alves.

Cerimônia

A solenidade foi conduzida pela mestre de cerimônias Albânita Barreira. As bandeiras do Brasil, Estado e Município foram portadas pelos formandos Daniel Coelho, Lorena Martins e Enzo Emanuel. Os diplomas foram conduzidos para as entregas pela estudante Andreia Soares. Já aluna Ana Sofia Rodrigues realizou a entrada da Bíblia.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro as autoridades se dirigiram às crianças e convidados para parabenizá-los. A vice-prefeita Juliana Gataldi se comoveu ao ver o entusiasmo dos alunos.  “É com muita alegria que nos reunimos hoje para finalizar o primeiro ciclo de estudos das nossas crianças. Formandos que brilharam como estrelinhas durante todo esse ano e agora chegou o momento de festejar, de receber o diploma e isso significa que já cresceram mais. Queremos que na nova escola vocês estudem bastante e sigam tudo o que aprenderam com os professores. Parabéns, vocês estão lindos”, comentou.

Juliana também se dirigiu aos pais e educadores reforçando a importância do momento para os alunos. “Estão aqui os nossos futuros professores, médicos, psicólogos, pedagogos e gestores públicos, e foi confiado a vocês professores a difícil tarefa de educar. Sabemos que é muito difícil, quantos espinhos encontramos nesta profissão, nesta missão, mas é compensador ver o rostinho dessas crianças felizes e saber que vocês contribuíram com o crescimento de cada um. Parabéns pela dedicação, esforço e carinho que toda a comunidade escolar teve. Queridos pais, se sintam orgulhosos dos seus filhos, eles subiram o primeiro degrau e cabe a vocês incentivando-os para que sejam firmes nesta longa caminhada que se inicia”, completou.

A secretária municipal de Educação, Jemima Barreira, também parabenizou os alunos. “Sócrates disse que educando as crianças não será preciso castigar os homens, e é muito profundo isso, que quando a gente olha para esses meninos e meninos vemos o brilho no olhar. Ao longo do processo escolar eles vão perdendo esse brilho, não sabemos como, mas vocês crianças, estão vencendo a primeira etapa, e a gente olha para esses olhos brilhosos sonhando que logo eles estarão terminando o ensino médio, e partindo para a universidade. Isso é o que a gente espera que vocês façam, que sigam esse caminho. Estou emocionada, o ciclo da vida vai se renovando”.

A diretora da Creche Próinfância, Ozimar Alves, elogiou as equipes e estudantes pelo momento festivo. “Que bom que ver todos aqui felizes. O ano não foi fácil, essa é a primeira formatura após a pandemia. Vocês vão deixar saudades na creche, para os professores, mas nós pedimos a Deus que guie os passos de vocês e sejam brilhantes!”, disse.

O agradecimento aos professores foi feito pela formanda Anna Cecília, já o momento de gratidão a Deus foi conduzido pela aluna Maria Clara Faustino. O juramento dos alunos foi conduzido pela estudante Lívia Diógenes.

O aguardado momento de receber o diploma foi o mais emocionante para estudantes e professores e encerrou a cerimônia, que contou ainda com muitos registros fotográficos com os pais e professores.