2019/06/28

Semana Meio Ambiente -SEMAT

Crianças plantando arvores

Fonte: SEMAT/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo

A SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo iniciou a programação da Semana do Meio Ambiente em Ponte Alta do Tocantins no dia 05/06 com uma “rodada de conversa” com os comerciantes que trabalham junto à orla da Praia do Tamburi. Na ocasião foram discutidos os seguintes assuntos: Temporada de Praia 2019, Revitalização da orla que será finalizada pela administração municipal, Demanda Turística do nosso município, Lixo no entorno da praia e Revitalização das fachadas dos estabelecimentos comerciais.

Após os assuntos terem sido amplamente discutidos, os comerciantes se comprometeram a manterem limpo e organizado os espaços no entorno do seu comércio.

No dia 07/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Brigada Civil Municipal continuou com a programação na busca de orientar e conscientizar a comunidade local quanto à questão do lixo. Na oportunidade, foram afixadas placas educativas em locais estratégicos, tendo em vista, que estes locais estavam sendo usados como pontos de descarte de lixo.

No dia 10/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Brigada Civil Municipal e o Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira Medeiros, continuou a programação com o “Projeto Recuperar para Preservar”, onde fez plantio de mudas junto às margens do rio Ponte Alta e, também foi realizado um bate papo com os alunos onde falou-se sobre a importância da preservação das matas ciliares.

No dia 11/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, através do Serviço do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) continuou a programação com o projeto “Brinquedos Reciclados”, onde foi trabalhado com as crianças forma de reciclagem com (garrafas pets de água e refrigerante, caixinha de leite, litros de amaciantes e tampinhas. As crianças produziram brinquedos e contribuíram com a preservação do meio ambiente.

No dia 13/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Brigada Civil Municipal realizou trabalho de reciclagem de pneus transformando-os em jardineiras para serem dispostas junto à orla da Praia do Tamburi.

No dia 15/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Brigada Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um passeio à Praia do Araçá com os idosos do “Grupo Renascer” que são usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município de Ponte Alta do Tocantins. Na ocasião, realizou-se uma roda de conversa com os mesmos para falar da importância da preservação e conservação do meio ambiente, que ambos estão intrinsecamente ligados à nossa vida na terra e os cuidados que devemos ter, pois “Cuidar do meio ambiente e dever de todo nós”. Na oportunidade a SEMAT em conjunto com o Grupo de Idosos e a Brigada Civil realizaram uma limpeza na praia e plantaram mudas de árvores.

No dia 18/06 a SEMAT - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo a convite da Escola Estadual Alcides Rufo realizou uma palestra acerca do projeto “Arborização na Escola, Plante uma árvore e viva na sombra” elaborado pela SEMAT em parceria com a Escola Estadual Alcides Rufo onde foi lançado para a comunidade escolar como também os caminhos para o seu desenvolvimento. Todas as etapas do projeto serão desenvolvidas pela secretaria em conjunto com a comunidade escolar.

No dia 26/06 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com CRAS – Centro de Referência da Assistência Social finalizou a programação em comemoração a “semana do Meio Ambiente” objetivando  orientar e conscientizar as famílias do PAIF – Proteção e Atenção Integral à Família na Praia do Tamburi, onde foi formada uma roda de conversa e a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo falou sobre a questão do lixo tanto na praia quanto na nossa cidade, da geração ao destino final e da responsabilidade de todos nós como cidadãos. Na oportunidade foi solicitado apoio de todos para uma maior consciência e que essas famílias possam ajudar no processo de conscientizar a comunidade local na questão do lixo.

“Lixo é responsabilidade de todos nós”