Programa Criança Feliz mantém acompanhamento de forma remota
Devido à pandemia as visitas do Programa Criança Feliz, ofertado pelo Centro de Referência em Assistência Social estão suspensas. A equipe está realizando o acompanhamento de forma remoto: WhatsApp, Messenger, e ligação.
Com Exceção às famílias que não possuem redes sociais, telefone. Assim, foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 02, a visita, e entrega de kits educativos feito com materiais reciclados, confeccionados pela equipe do programa.
As visitas serão realizadas uma vez por semana, e seguindo todas as recomendações do secretaria de Saúde.
As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil. As visitadoras, Silvana Sagio, Eliane Tavares, e Maria Ane Pereira fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
Programa
O Programa Criança Feliz é uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.
O seu público prioritário:
1. gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família;
2. crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC;
3. crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares.
As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.
Fonte: ASCOM - Cleber Matos