Notícia

2020/07/02

Programa Criança Feliz mantém acompanhamento de forma remota

Programa Criança Feliz mantém acompanhamento de forma remota

Devido à pandemia as visitas do Programa Criança Feliz, ofertado pelo Centro de Referência em Assistência Social estão suspensas. A equipe  está realizando o acompanhamento de forma remoto: WhatsApp, Messenger, e ligação.

Com Exceção às famílias que não possuem redes sociais, telefone. Assim, foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 02, a visita, e entrega de kits educativos feito com materiais  reciclados, confeccionados pela equipe do programa.

As visitas serão realizadas uma vez por semana, e seguindo todas as recomendações do secretaria de Saúde.

As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil. As visitadoras, Silvana Sagio, Eliane Tavares, e Maria Ane Pereira  fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Programa

O Programa Criança Feliz é uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

O seu  público prioritário:

1.            gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família;

2.            crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC;

3.            crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares.

As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.


Fonte: ASCOM - Cleber Matos 


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