2019/05/24

Ponte Alta sedia reunião do Plano de Desenvolvimento Regional do Jalapão

Reunião do Plano de Desenvolvimento Regional do Jalapão

SECOM/Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins –TO.

O Município de Ponte Alta do Tocantins sediou, nesta sexta-feira, 24, a reunião de trabalho do Plano de Desenvolvimento Regional, um projeto da senadora Kátia Abreu, que esteve presente conduzindo o encontro. O prefeito Kléber do sacolão recebeu os prefeitos da Região do Jalapão: Deusimar Amorim, de Aparecida do Rio Negro; Elson Aguiar (Dotozim), de Novo Acordo; Marlén Ribeiro, de São Félix; João Martins, de Mateiros; Nonato Nestor, de Lagoa do Tocantins, e José Raimundo, de Santa Tereza, além de secretários e vereadores das respectivas cidades.

O objetivo da reunião foi iniciar um processo de construção participativa que seja capaz de estabelecer regiões no Tocantins que enfrentam problemas semelhantes, que podem ser desenvolvidos com uma estratégia conjunta. A primeira parte do encontro foi conduzida pela senadora, que falou sobre dados Macro e Microeconômicos do Jalapão, quando destacou os números relativos ao desenvolvimento humano, educação e empreendedorismo na Região.

“Esta reunião específica tem como metodologia identificar as potencialidades e fragilidades do território para buscar saídas para os principais problemas apresentados. A partir daqui, um Plano de Desenvolvimento Regional será elaborado com ações estratégicas que serão desenvolvidas sob a coordenação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a participação de diversas instituições públicas e privadas”, pontuou a senadora durante a abertura do evento.

Ao receber os gestores, o prefeito Kléber do Sacolão reiterou a importância do Projeto para o Município. “No momento em que o país se encontra, os prefeitos estão em uma dificuldade imensa. E nossa região é de aptidão turística, em que todos os dias recebemos visitantes de todos os lugares, e nossa dificuldade em comum é em relação ao turismo sustentável. Então que possamos desenvolver projetos que realmente sejam sustentáveis. Agradecemos a presença de cada um, cada gestor, que veio acrescentar nessa discussão e incluir ideias para nossa Região, e a senadora por regionalizar o Estado em micro áreas", comentou o anfitrião.

Ao longo do encontro foram expostas palestras com representantes do SEBRAE, UFT e Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). Ao final, cada prefeito expôs à senadora as principais demandas das cidades, estabelecendo ideias para o desenvolvimento da Região.

A intensão agora é que seja acertado um consórcio entre os municípios, que serão beneficiados com as emendas impositivas da senadora, destinadas às principais demandas impostas.