2021/08/16 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Palestra alerta para proteção do meio ambiente e ações para preservação

A palestra foi promovida pela empresa Enel Grean Power em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Um momento para ampliação de muito conhecimento e conscientização ambiental de forma vasta e esclarecedora. Assim foi a manhã desta segunda-feira, 16, para produtores rurais que participaram de uma palestra voltada para a temática ambiental, que foi realizada na Câmara Municipal.

A palestra foi promovida em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela empresa “Endêmica Ambiental”, que presta serviços para a “Usina Isamu Ikeda”, que por sua vez é gerida pela empresa “Enel Grean Power”.

Na ocasião, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, ressaltou a importância da participação da comunidade. “Infelizmente a pandemia ainda impõe muitas restrições e impedem que os produtores participem mais, mas essa palestra é muito importante para nós, da Secretaria, que valorizamos a água e lutamos pela preservação, buscando essa reeducação ambiental”, disse.

A bióloga Gercineia Eugênia e o advogado Jusley Caetano abordaram situações importantes para a preservação, e como cada um pode atuar no processo de preservação, como dez ações sustentáveis que envolvem: plantar mudas às margens dos rios; não desmatar de forma ilegal; não jogar lixo às margens dos rios; não comprar animais silvestres; denunciar ao ver pessoas caçando animais silvestres e pescando no período de piracema; reduzir o consumo de água e energia, evitar andar apenas de carro, dentre outras.

A palestra foi voltada para técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e produtores rurais, e também contou com a presença dos engenheiros ambientais Dircivânia Marques e João Paulo Alves, da empresa “Arius Ambiental”, além do diretor de Agricultura, Rivelino Correia, e equipe da Brigada Civil Municipal “Guardiões do Cerrado”.

A palestra também será realizada para os professores da Escola Municipal Cleiton Maia Barros, na noite desta segunda, 16, que irão multiplicar os conhecimentos junto aos alunos, já que as aulas presenciais estão suspensas.