2021/03/14

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Alta do Tocantins vem a público esclarecer o atendimento realizado à paciente Cecília Alves Glória, que veio a óbito neste sábado, 13 de março de 2021.

A paciente deu entrada do Hospital de Pequeno Porte do Municipío no dia 11 de março, ficando internada sempre com uso de oxigênio. A equipe de saúde do Municipío realizou várias tentativas de regulação da paciente em Palmas e Porto Nacional, sem êxito por falta de vagas, inclusive em leitos particulares. Após avaliação médica e verificação de piora do quadro da paciente, a equipe de saúde, juntamente com a família, decidiram encaminhamento à UPA em Porto Nacional no dia 13, que foi realizado em ambulância equipada com oxigênio, e acompanhamento de médico, enfermeira, e filha da paciente, que é servidora da Saúde Municipal.

Ao longo do trajeto, a paciente sofreu parada respiratória, com tentativa constante de reanimação. Ao chegar à UPA a paciente chegou a ser atendida pela equipe da UPA, também com várias tentativas de reanimação em frente ao Pronto Atendimento. Infelizmente, foi constatado o óbito por volta do meio-dia.

Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que possui estoque de oxigênio, e realiza todos os atendimentos aos pacientes com coronavírus conforme os protocolos de saúde, e que não procede matéria publicada no Site Gazeta do Cerrado, de que o Municipío não possui oxigênio. Infelizmente o Estado e todos os municípios passam por situação crítica por falta de leitos de UTI’s, resultado do agravamento da pandemia, e que há risco de ter desabastecimento de oxigênio em todo o Estado aos municípios, devido à grande procura aos fornecedores que já começam a demonstrar falta para aquisição.

A Secretaria reforça ainda que a população mantenha as medidas de prevenção para juntos vencermos a Covid-19.

de Ponte Alta do Tocantins- TO