2019/09/16

Comunidade governamental e Civil participando da Conferência

SECOM/Cleber Matos

A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizou na ultima sexta-feira, 13, a III Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que contou com a presença da sociedade civil e governamental.

O evento iniciou com os credenciamentos dos participantes, e o café da manhã servido a todos.

Objetivo

Geral: Mobilizar a sociedade para o enfretamento das estruturas e modelo de desenvolvimento que promove a desigualdade, pobreza e a fome, e afirmar o papel do Estado na garantia constitucional do Direto Humano e Alimentação Adequada.

Específicos: Avaliar a situação da pobreza, fome e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) por município, se existem populações mais vulneráveis: identificar quais politicas publica de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) são executadas no município; levantar dificuldades encontradas na execução das politicas de Segurança Alimentar e Nutricionais (SAN); propor possíveis soluções para os problemas encontrados.

Participação

Estiveram presentes: a secretária municipal de Assistência Social, Rosana Farias, que no ato representou o prefeito Kleber do Sacolão; a presidente do COMSEA, Raquel Pinheiro da Silva; representante da APAE (Instituição que é beneficiada com o Programa Compra Direta), Cleia Regina Pimenta; e representante dos agricultores que fornecem ao Programa Compra Direta, Sinval Ferreira da Costa.

A conferência teve como tema: Fome, Pobreza e Segurança Alimentar. A secretária Rosana Farias, destacou a importância da participação pública nas conferências municipais. ”Todos devemos participar debatendo sobre a melhoria para nosso Município, e que assim possamos sair desse nível de fome e pobreza que é o principal assunto dessa conferência,” disse ela.

Em seguida a presidente do COMSEA, Raquel Pinheiro da Silva, Declarou aberta oficialmente a III Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional e fez a leitura do Regimento, e votação de aprovação, feito por todos que no ato do credenciamento optaram por ser delegado.

O evento contou com a palestra da engenheira ambiental pós-graduada em pericia, auditoria em gestão ambiental, Dircivânia Marques Ribeiro, que fez uma explanação sobre o tema “Fome, Pobreza e Segurança Alimentar”.

Em seguida foram divididos os grupos de trabalhos em três eixos:

Eixo 1- Direito Humano e Alimentação Adequada

Eixo 2- Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Eixo 3- Objetivos e Desenvolvimentos Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional.

Assim, foram realizadas as propostas municipal, estadual e federal e feitas as apresentações das propostas que foram debatidas entre todos os eixos, objeções e votação.

Ao final foi feita a escolha dos delegados titulares e suplentes para etapa Estadual, que ficou decido por votação:

Sociedade Civil:

Raquel Pinheiro da Silva / Rosalina Mendes Turíbio

Sinval Ferreira da Costa / Silvania Messias Perrerira Soares

Sociedade Governamental:

Dircivânia Ribeiro Marques / Rayanny Aires Guedes Rufo

O evento foi encerrado com um almoço servido a todos.