2019/09/11

11 de setembro Dia do Cerrado

11 de setembro dia do cerrado

O Cerrado Brasileiro é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo, contendo aproximadamente 5% da biodiversidade global. É considerado o berço das águas, tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção dessa rica biodiversidade.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Neste espaço territorial encontram-se as principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul (Bacia Hidrográfica Amazônica, Bacia Hidrográfica Tocantins - Araguaia, Bacia Hidrográfica do São Francisco e Bacia Hidrográfica Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Salientada essa importância que o cerrado representa, pensando em buscar garantir às gerações futuras o acesso a um ecossistema equilibrado, o Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira Medeiros realizou atividades, tendo como parceira a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), representada pela Brigada Civil Municipal, realizando palestras informativas, mostra de documentário intitulado, “A importância do cerrado brasileiro, que representa o segundo maior bioma do Brasil”.

Participaram das atividades os alunos de 1º a 5º ano. Durante as palestras, foram apresentados os problemas e prejuízos provocados pelos desmatamentos e queimadas, também foram partilhadas dicas de como cuidar e conservar o cerrado, tendo a participação em massa dos alunos, tirando dúvidas e mostrando como cuidar.

Ao final da atividade, os alunos apresentaram um jogral, com ênfase na conscientização da preservação do cerrado.