Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro

Dia da Consciência Negra

Publicado em 21/11/2018

Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de AlagoasAmazonasAmapáMato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.] A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

img_alt