2021/06/30 Fundo Municipal de Assistência Social

Assistência Social esclarece dúvidas quanto aos programas e serviços ofertados no Município durante reunião

Os programas e serviços ofertados pelo CRAS, conforme a Política de Assistência Social, foram abordados durante uma reunião com toda a equipe de Assistência e vereadores

A manhã desta quarta-feira, 30, foi de reunião da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. No Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) toda a equipe se reuniu com vereadores, vice-prefeita Juliana Gastaldi, secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago de Sousa, e membros do Conselho Tutelar, quando foi realizado um encontro para tratar de dúvidas e esclarecimentos quanto aos programas e serviços ofertados pelo CRAS, conforme a Política de Assistência Social.

Durante o encontro a secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Farias, deu as boas-vindas e ressaltou a importância da participação de toda a rede de assistência e das pessoas envolvidas na Gestão.

“É muito bom quando as pessoas atendem o nosso convite para buscar entender melhor como funciona a assistência, e também dando sugestões de ideias. Nós somos uma equipe, todos administramos de alguma forma na sociedade. E aqui na nossa Secretaria existem regras, existem leis que a gente precisa seguir, e nós estamos aqui para contribuir com a comunidade, e estamos abertos para todos vocês, principalmente para mostrar como funciona”, ressalta a secretária.

Foram realizados diversos esclarecimentos quanto aos atendimentos que são realizados pela equipe, bem como as responsabilidades e regras que devem ser seguidas pela Assistência Social com relação às demandas, ofertas e responsabilidades do CRAS e de cada Programa do Governo Federal ofertado no Município de acordo com a legislação, como os benefícios eventuais, que abrangem, por exemplo, distribuição de cestas básicas e auxílios funerais.

A equipe abordou ainda as dificuldades encontradas pela Gestão para manter os serviços básicos, que dependem dos repasses do Governo Federal que tem diminuído. A maioria dos serviços ofertados recebem complementação dos recursos próprios do Município.

Cada servidor responsável explicou como funciona a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Proteção Social Básica, Processos de INSS, Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Grupo de Idosos, Programa Criança Feliz, Habitação, e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na ocasião ocorreu ainda o pré-lançamento do projeto “Mês da Primeira Infância”, que será desenvolvido a partir do dia 2 de agosto com ações e mobilizações voltadas para a primeira infância, através do Programa Criança Feliz, e é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, visando promover a Primeira Infância no Brasil durante todo o mês de agosto. É uma ação integrada com as coordenações estaduais do Programa Criança Feliz.

Os presentes também foram convidados a participar da Conferência de Assistência Social de 2021, que levantará os principais eixos a serem melhorados pela Política de Assistência Social, e será realizada no mês de agosto.