2021/09/20

Prefeitura renova Protocolo do Fogo e Fórum Municipal do Lixo e Cidadania

Protocolo do Fogo e Fórum do Lixo foram apresentados em reunião

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta segunda-feira, 20, a renovação do Protocolo do Fogo do Município, e do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania. Para o encontro foram convidadas todas as entidades parceiras do Protocolo, bem como servidores municipais.

O Protocolo do Fogo é uma metodologia instituída a partir de 2005 pelo Naturatins, com o objetivo de buscar parcerias de diversos segmentos locais para realização de trabalhos conjuntos, na prevenção e controle das queimadas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, ressaltou que o Município tem passado por dificuldades com o grande número de queimadas. “É muito importante participação de todas as entidades que convidados, pelo momento que estamos passando. Foram 159 focos de junho até hoje, e 10 atualmente. Não estamos conseguindo atender as demandas, e precisamos falar disso, multiplicar, poque está muito complicado. Todos da brigada estão sendo convocados para ajudar”, comentou.

A engenheira ambiental Dircivância Marques, da empresa Arius Ambiental realizou a apresentação do Projeto. “As escolas em funcionamento são grandes parceiros, bem e como igrejas e outras entidades, para a continuidade desse ano de vigência do Protocolo do Fogo, para preservar o meio ambiente e envitar danos matérias e de saúde da população”, explicou

O Fórum do Lixo e Cidadania foi apresentado pelo engenheiro ambiental João Paulo. “É um espaço de discussão, proposição e apoio técnico para a gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios. O espaço busca parceiros entre as instituições municipais para minimizar os problemas do lixo, além de identificar os problemas e elaborar o cronograma para tratar dos problemas em parceria”, disse.

O Fórum precisa da participação da comunidade para entender e propor ações junto ao Poder Público Municipal.