Gradeamento de terras feito pela Prefeitura garante a produção dos pequenos agricultores
A Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins está dando continuidade às ações de preparo do solo na zona rural, garantindo a produção agrícola que coloca o alimento na mesa dos moradores. Desde o início do plantio, que coincide com o período chuvoso, já foram atendidos 312 pequenos produtores.
O município também realizou a doação de sementes de arroz, milho e feijão, por meio do Programa Terra Farta, do Governo Estadual, e em breve será possível colher os frutos do plantio.
O agricultor Ibanez Cirquera Reis é proprietário da Fazenda Bom Jesus, e foi um dos produtores atendidos com os serviços de preparo do solo em dois hectares, e deve colher cerca de 60 sacas de arroz nesta safra, que foram plantadas com sementes doadas pelo Município. “Esse é um trabalho de grande importância para nos ajudar a produzir, porque sozinho a gente não produz quase nada. Já com a máquinas, as sementes, podemos plantar mais arroz, milho, fava, feijão, mandioca”, comemora.
De acordo com o diretor de Agricultura do município, a gradagem tem como foco a agricultura familiar de subsistência, e os produtores que trabalham com a pastagem, para recuperação e plantio das sementes de capim. “A ação é um impulso para o município, tivemos maior produção este ano, a cada dia que passa só aumenta a produção, principalmente para os primeiros agricultores que dependem desses alimentos para consumir e vender por meio dos programas sociais, então é muito importante”, comentou.
O município dispõe de quatro tratores e quatro grades que atendem a todas as regiões. Cerca de 8% dos produtores ainda precisam e serão atendidos até o fim do plantio.
Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins 2021/2024 - “Certeza de um novo tempo!”.