2021/09/15 Fundo Municipal de Saúde

7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Ponte Alta do Tocantins

Os moradores, Poder Público, representantes de instituições e sociedade civil, e, Conselho Municipal de Saúde, debateram o tema “Saúde Humanizada para os pontealtenses”

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Ponte Alta do Tocantins foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de setembro, na Escola Municipal Cleyton Maia Barros. A temática principal do evento foi: “Saúde Humanizada para os Pontealtenses”.

A Conferência contou com a presença de representantes do Poder Público, Conselho Municipal de Saúde, instituições, sociedade civil, secretários, servidores e moradores. O início ocorreu com a composição da mesa: vice-prefeita Juliana Gastaldi; secretário Municipal de Saúde, João Coelho; presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino; presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMSPA), Zoleide de Sousa; usuário do SUS, Eldonso Aires; e os palestrantes Silvio Marcos e Florisval Pereira, representante do Conselho Estadual de Saúde.

O evento foi aberto com a apresentação musical da representante da Igreja Quadrangular, Girlene Dilva, seguido pela leitura do Regimento da Conferência, realizado pela presidente do CMSPA, Zoleide de Sousa. A vice-prefeita Juliana destacou que o momento é propício para debate para a área.

“Hoje é um dia muito importante, o resultado de uma conferência é lento, mas acontece, e o que temos hoje na saúde já foi debatido desde 1941, desde a primeira Conferência Nacional de Saúde. A nossa Constituição teve um capitulo da saúde por causa de uma conferência, e a partir disso também foi criado o SUS, um dos melhores sistemas de saúde do mundo, que tanto nos ajudou neste combate à pandemia. Estamos aqui para debater e discutir de forma saudável, para colher os frutos desta conversa”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, João Coelho, falou ao público da importância da união pelas melhorias na saúde. “O Conselho é de suma importância para todos nós pontealtenses, que abraçam esta causa, somando forças conosco em prol do atendimento à saúde dos nossos munícipes. Precisamos dar rumo às ações da saúde junto aos moradores e estamos aqui hoje para isso”, comentou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino, o debate amplo depende da participação da sociedade “Quero parabenizar o Conselho Municipal de Saúde, que é voluntário, que tem tantas dificuldades, pois é uma atividade que requer tempo e dedicação. Estou representando a Câmara, um poder fiscalizador, mas a participação da sociedade ainda é pequena nos debates, mas ainda assim agradeço as pessoas da sociedade civil que vieram trazer as sugestões, que serão muitos válidas para a saúde do nosso Município”, destacou.

O representante do SUS, Eldonso Aires ressaltou a importância da participação social no evento. “Quero parabenizar o SUS, pois passamos por dificuldades, mas se não fosse o SUS estaria ainda mais difícil. Podemos fazer ainda mais por nossa Cidade, principalmente nesta conferência, porque tudo depende disso aqui. Se não fosse o empenho de estar presente para debater, não teríamos o SUS. Temos um conselho atuante, que se preocupa com a sociedade, sem remuneração, mas só conseguimos crescer se tiver pessoas com boa vontade para ajudar”, frisou.

Debates

Os palestrantes Silvio e Florisval abordaram o foco principal, que é levantar as diretrizes que nortearão o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual, e levar as propostas e necessidades para as conferências estadual e Nacional.

Os participantes foram divididos em três grupos que debateram os três eixos temáticos. A escolha dos delegados para a participação na Conferência Estadual de Saúde será feita pelo Conselho Municipal de Saúde.

Ao final do evento o secretário João Coelho agradeceu as propostas fixadas pelos participantes, tendo em vista a melhoria nos atendimentos da saúde do Município. A presidente do CMSPA, Zoleide de Souza avaliou de forma positiva o encontro. “Ainda vamos juntar todas as propostas e encaminhamentos, então nosso trabalho não para por aqui. Agradecemos e damos por encerrada a Conferência”, concluiu.