Prefeitura participa de Ação Conjunta: Blitz visa Turismo Responsável com Segurança
Nesta quarta-feira, 16, uma Blitz educativa foi instalada na entrada da Cidade de Ponte Alta do Tocantins com o intuito de orientar quem chega ao Município com relação aos protocolos utilizados para o Turismo Seguro, especialmente turistas que visitam o Município. As abordagens aos veículos conscientizam para o uso de máscara em todos os estabelecimentos, horários de funcionamento, toque de recolher, dentre outras regras vigentes.
A ação acontece de forma conjunta e é realizada pela Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Turismo; Saúde; Obras; e Administração, e conta com a parceria e iniciativa da Associação de Turismo Regional do Jalapão (Atureja); Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca), além do apoio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
O prefeito Kleber do Sacolão esteve presente durante a instalação da blitz, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (Cat), bem como o secretário Municipal de Administração, Wagner Carvalho, reforçando a importância da iniciativa para a segurança dos moradores e turistas.
O secretário de Turismo do Município, João Fernandes, disse que “o grande objetivo é de nós tentarmos junto aos próprios guias, condutores e todos os envolvidos no trade turístico, na tentativa de conscientizar, não só os turistas que chegam, mas a sociedade de modo geral. O importante, é que nós tenhamos uma medida efetiva, orientando do uso de máscara, do álcool em gel, da não aglomeração, evitar que o turista desça do veículo nos lugares, como posto de gasolina, supermercados, enfim, tentar orientar nesse sentido”, ressaltou.
O aumento constante do número de casos e importância de a comunidade realmente assumir o compromisso de cumprir as regras é demonstrada pelo secretário Municipal de Saúde, João Coelho. “Gostaria de pedir a compreensão dos nossos munícipes, em especial o pessoal do trade turístico, a preocupação nossa, enquanto saúde, é assistir da melhor forma possível os nossos munícipes. Mas se nós não tivermos um entendimento e a compreensão de que nós precisamos fazer a nossa parte, cada um de nós, vai ficar cada vez mais difícil. Estamos com todo o nosso pessoal que trabalha na saúde cansados, e nós precisamos fazer algo para que possamos conter mais a pandemia. Por isso, eu venho pedir a atenção de todos, nos ajudem, em especial os donos de bares, restaurantes, enfim que possa fazer a parte de cada um para que nós possamos ter mais êxito na condução da covid, para que não sejam necessárias medidas mais drásticas”, enfatizou.
A Blitz acontece entre os dias 16 e 20 de junho, nos horários de pico: das 07h às 09h e das 16 às 18h30. O representante da ATTR e do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Nilton Roverssi, também responsável pela ação, destacou que há a necessidade de que a sociedade entenda que é preciso conviver com a pandemia.
“Não tem data para acabar, não tem uma solução pronta, então nós temos que ter a consciência de que é necessário se munir de tudo o que foi desenvolvido até hoje como ferramenta para evitar e conviver com ela, que a vida segue. Nós do empresariado percebemos a necessidade de fazer a manutenção das competências que nós assumimos após a abertura do turismo em 2020. Todos assumimos a responsabilidade de praticar e de orientar tanto o turista quanto os munícipes, de que eles executem na íntegra o que foi proposto pelo protocolo de turismo seguro”, enfocou o empresário Nilton.
Para o presidente da Atureja, Mauro Celso Fontoura, “a responsabilidade é de todos, e temos que reforçar para que as pessoas possam seguir e para que possamos trabalhar corretamente de forma evolutiva, para não parar e a vida continuar. Está precisando dessa mobilização para despertar a comunidade em relação à proteção e seguimento dos protocolos”, disse.
A equipe da Adetuc está presente também no Município em apoio à mobilização. A gerente de promoção turística, Tânia Márcia Borges, ressaltou que a ação é muito válida. “Viemos apoiar o município, temos o selo de turismo seguro e essa ação é válida para que o turismo venha a crescer, que o turista se sinta seguro ao chegar aos municípios tocantinenses”, disse. A equipe também conta com a presença dos técnicos Maria Eduarda e Geovane Moura.
As equipes envolvidas na ação realizarão ainda visitas às pousadas e restaurantes para sensibilizar e orientar quanto aos protocolos de turismo seguro.