Notícia

2021/10/14 Secretaria Municipal Chefia de Gabinete

Prefeitura dá início ao processo de sinalização do trânsito de Ponte Alta

Prefeitura dá início ao processo de sinalização do trânsito de Ponte Alta

Uma empresa especializada foi contratada para realizar o projeto de regularização do tráfego nas vias por meio de sinalização.

Objetivando o tráfego de veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas de forma segura, a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins está iniciando o processo de implantação da regularização do trânsito no Município. O prefeito Kleber do Sacolão recebeu na manhã de sexta-feira, 8, o responsável pela empresa que dará suporte à execução do Projeto, Marcílio Parente.

O gestor destacou que a necessidade é eminente devido à grande circulação de veículos na Cidade. “Chegamos a um patamar em que temos que avançar em relação ao trânsito, pois temos uma frota do Município bem grande e também uma frota flutuante, que se refere a veículos que não tem placas do Município, além do turismo. Vimos a necessidade de reorganizar a Cidade em relação ao trânsito, que terá o lado positivo e também a reeducação da comunidade”, comentou.

O responsável pelo Projeto, Marcílio Parente, explicou quais ações serão executadas. “O artigo 24 da Lei 9.503 que institui o Código de Trânsito Nacional diz da responsabilidade do Município com o trânsito local. Pensando nisso o Contran trouxe a Resolução 811/2020 que faz a municipalização do trânsito dentro do municípios do Brasil. Neste sentido Ponte Alta entra como 7º município do Estado do Tocantins trazendo a municipalização, trazendo para dentro da Prefeitura a Gestão Municipal do trânsito, ou seja, Ponte Alta passa a ser independente com relação ao trânsito, trazendo os convênios da Polícia Militar e do Detran, a fiscalização e a segurança para o trânsito municipal, fazendo com que os munícipes sintam-se seguros”.

A assessoria estará responsável por implantar o Departamento Municipal de Trânsito, que terá uma equipe capacitada para atender demandas em relação ao Detran, como emissão de documentos, boletos, orientação quanto a transferências de veículos, e outros procedimentos do órgão.

O gestor enfatizou ainda que as vias passarão por sinalização prezando pelo diálogo com a Comunidade. “O tráfego atualmente nas vias da Cidade é confuso, e precisamos reorganizar porque o Jalapão está em ascensão, e vai aumentar ainda mais o número de visitantes. Nossa Cidade é a maior da Região em número populacional, e precisamos melhor atender os moradores com o trânsito seguro e organizado. Estamos dando o primeiro passo, buscando esse suporte e orientação, sempre dialogando com o Legislativo e com a Comunidade”, explicou o gestor.

O Município firmará convênios com os órgãos competentes para a implantação do Departamento Municipal de Trânsito. A projeção da Gestão é também criar a Guarda Municipal, para dar suporte à Polícia Militar o aos órgãos competentes de trânsito no cotidiano e também nos eventos do calendário Municipal.

A intenção é que até o final do próximo ano 50% da zona urbana esteja sinalizada, com início no centro e expandindo para os demais setores, seguindo para 90% até o fim de 2024.

Na próxima semana a equipe da empresa responsável estará na Câmara Municipal levando o projeto inicial aos parlamentares, que contempla as duas avenidas principais (Joana Medeiros e Boa Vista), além de apresentar a os trabalhos da assessoria e projetos até o final de 2022, esclarecendo as dúvidas dos vereadores e da população.

Mais Imagens


Visualizações: 567