2021/06/17

Poder Público Municipal se reúne com empresários para reforçar protocolos de segurança

Empresários e secretarias expuseram problemas em relação à pandemia

Devido ao aumento constante no número de casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus em Ponte Alta do Tocantins, o Poder Público Municipal está buscando novas medidas que possam conter a pandemia sem afetar a fonte de renda predominante no Município: o turismo. Para isso, a Gestão Municipal se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, com empresários locais, onde foram debatidos todos os temas pertinentes ao cumprimento das medidas de prevenção.

A reunião contou com a presença do secretário Municipal de Administração, Wagner Carvalho; secretário Municipal de Saúde, João Coelho; secretário Municipal de Turismo, João Fernandes; secretária Municipal de Educação, Jemima Barreira; e presidente da Câmara de Vereadores, Raiton Faustino (Taquara); além dos representantes de empresariado que fazem parte do trade turístico do Município, servidores da saúde e Vigilância Sanitária.

O secretário de Saúde reiterou que há a necessidade que todos cumpram as regras básicas. “Ainda não há solução efetiva para esta pandemia, então temos que conviver com ela, e estamos aqui buscando uma solução sem prejudicar o trade turístico. Queremos convidar a todos para nos unir para cobrarmos que todos sigam o protocolo. Se não tivermos uma pareceria tudo sobrecarrega a saúde, que já trabalha no limite”, disse.

Um dos pontos mais debatidos no encontro foi a segurança no Município, que é necessária para o cumprimento do decreto que está em vigor, e inviabiliza as fiscalizações aos bares pela equipe de Vigilância Sanitária. A Gestão Municipal tem buscado apoio junto ao Governo do Estado, mas tem encontrado dificuldades devido ao baixo contingente policial disponível no Município, um problema de todo o Estado.
“Queremos pedir aos empresários que nos ajudem, pois o que não queremos é o fechamento do turismo no Jalapão via Ponte Alta, mas se não melhorar a situação isso não é descartável”, enfatizou o secretário Wagner.

A falta de compreensão da população e de assiduidade no cumprimento das normas foi um dos aspectos abordados pelos empresários, que foram ouvidos com esclarecimento de dúvidas, críticas e sugestões para as regras. O secretário de Turismo, João Fernandes destacou que a preocupação é em relação a todos os envolvidos. “Não queremos encontrar culpados, e fechar o Jalapão não é a solução e nem o interesse da Gestão, então vamos continuar trabalhando incansavelmente, visitar todo o trade diariamente e conscientizar”, ressaltou.

A reunião teve como resultado ideias que serão repassadas ao Executivo Municipal, como aumento do horário dos estabelecimentos que fornecem refeições e a possibilidade de servir com agendamento, já que os turistas chegam aos estabelecimentos em horário de pico, o que tem concentrado aglomerações.

Há também a sugestão para aumento da multa prevista para os estabelecimentos e pessoas físicas em caso de descumprimento, principalmente em relação a aglomerações em residências e chácaras. O estudo para a criação da Guarda Metropolitana, que ajudará na segurança local, e da contratação de empresas de segurança terceirizadas. O pedido dos empresários foi ainda para a revisão do Código de Postura do Município, que já está sendo feito pela Gestão Municipal, e intolerância aos carros com som automotivos, que tem gerado aglomerações no Município.

No ato da reunião, os empresários se pactuaram a respeitar as três regras básicas de prevenção: uso de máscara, higienização das mãos, e distanciamento social. Além disso, os empresários concordaram em atender somente clientes que seguirem as regras, e de todos fiscalizarem uns aos outros.