2021/11/18

Município reforça conscientização com instalação de placas informativas e instalação de PEV’s

Prefeito Kleber do Sacolão e equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforçam conscientização

Um ambiente sustentável que pode promover o uso adequado de energias renováveis depende das atitudes de cada morador, servidor e empresários locais. O Poder Público Municipal faz sua parte na conscientização e está realizando ações práticas para a conservação do meio ambiente e uso sustentável da natureza.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está desenvolvendo o Projeto A3P, que é a Agenda Ambiental na Administração Pública. Nesta semana foi concluída a instalação de placas com enfoque para a economia de energia elétrica, água e papel, direcionada aos servidores e visitantes da Prefeitura, e secretarias de Educação, e, Saúde.

Também foi realizada a instalação de Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) de pilhas e baterias pequenas junto aos estabelecimentos comerciais parceiros: Comercial Econômico, Farmácia Santa Luzia, Escola Estadual Girassol Alcides Rufo, Escola Municipal Cleyton Maia Barros, Açaí Jalapa, Supermercado Tirufo, e Supermercado Jalapão. Nestes locais a população poderá descartar pilhas e baterias, que efetivamente não podem ser descartados no lixo doméstico, pois contaminam o solo e as águas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago Cunha, reforçou a ideia de que a população deve fazer sua parte de forma ativa. “Um programa de desenvolvimento sustentável exige um alto nível de participação de conscientização, e para isso implantamos o Projeto A3P, para realmente conscientizar as pessoas a pensarem nas gerações futuras, diminuindo e racionando o uso de energia, água e papel. E é de suma importância esse projeto de coletar corretamente as pilhas, que duram por muitos anos na natureza e demoram muito para se decompor. Então estamos fazendo a nossa parte, lançando projetos e ações em que a comunidade participe, levando o seu material descartável aos pontos de coletas, e queremos que as pessoas abracem essa causa. Não é fácil, mas temos que adotar novas atitudes ambientais”, explicou.