2021/10/18 Fundo Municipal de Educação

Escolas municipais recebem alunos com alegria na volta às aulas presenciais

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins iniciaram esta segunda-feira, 18, de forma especial com um momento mais que esperado por todos: a volta às aulas presenciais, que retornam no formato híbrido escalonado (presenciais e remotas) As equipes escolares receberam os alunos com muita alegria e com a expectativa de uma retomada segura.

As quatro unidades escolares do Município se prepararam para que os 940 alunos da Rede de Ensino fossem recepcionados. A secretária Municipal de Educação, Jemima Barreira, esteve presente na recepção dos alunos da Creche Municipal Proinfancia Prof.ª Adelaide Aires da Silva Barros e deu as boas-vindas aos pequenos. “É um momento ímpar de muita alegria. É preciso esse contato para o processo de ensino e aprendizagem acontecer de forma efetiva, e notamos que os alunos estão ansiosos e felizes. Foi muito tempo sem aulas com muitos prejuízos e esse dia foi muito esperado”, disse.

Os professores da Unidade Escolar receberam os pequeninos com muitos balões e músicas de acolhimento. A equipe de Vigilância Sanitária esteve nas escolas orientando os alunos quanto aos protocolos de prevenção. A diretora da Creche, Ozimar Alves Dias, destacou que todos os funcionários e equipe estão se desdobrando para realizar as aulas de forma segura.

“É uma felicidade muito grande estar de volta com as aulas presenciais, uma vez que ficamos muito tempo distantes, com uma situação delicada para alguns que tiveram perda, e nós também não deixamos de sofrer por cada perda que o Município teve. Estávamos ansiosos para receber os nossos alunos, mesmo com um abraço de forma distante, mas alegre e com uma satisfação muito grande”

Para o retorno, a Secretaria de Educação adquiriu termômetros, tapetes sanitizantes, máscaras, totens, aventais e viseiras que foram entregues aos monitores e professores. Todos os alunos receberão também um kit com duas máscaras de tecido e uma garrafinha. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, sendo que na sexta acontecerá sanitização geral das escolas. Os pais que se responsabilizarem e não quiserem que os filhos participem das aulas poderão continuar com aulas on-line ou atividades remotas.

Nas escolas todos os protocolos serão cumpridos com distanciamento entre os alunos, uso de máscara e álcool em gel, sendo que as turmas serão divididas em dois grupos.

Na Escola Municipal Cleiton Maia Barros os professores transmitiram muito carinho ao receber os alunos nas salas de aula. A expectativa é que todos possam retornar aos poucos, como disse o diretor da Unidade de Ensino, Domingos Turíbio. “Retornamos hoje com poucos alunos ainda, mas temos a esperança de que essa pandemia acabe logo e todos possam vir. Já avançamos muito na luta contra esse vírus e estamos muito felizes com a presença de todos”, disse ele ao dar as boas-vindas aos alunos.

Os estudantes do Centro Educacional Municipal Sabino Ferreira Medeiros, também foram bem recepcionados pela equipe educacional. A diretora Maria de Jesus Rocha (Mariinha) enfocou que a expectativa é grande para o retorno seguro. “Estamos firmes e fortes para esse retorno com os alunos e cremos que tudo dará certo. Adaptamos as escolas com a instalação de pias, totens, todos de máscaras e aventais”, disse a diretora.