2021/08/24 Fundo Municipal de Assistência Social

CMASPA realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A população de Ponte Alta do Tocantins pôde participar nesta terça-feira, 24, de um importante debate com o intuito de melhorar as políticas públicas voltadas para a assistência social: a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que foi realizada no Cras. O evento contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASPA), usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), secretários municipais, vereadores, servidores e equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para a realização do evento todas as normas de distanciamento social foram cumpridas, com uso de máscara, aferição da temperatura e uso do álcool em gel. A Conferência foi aberta com a composição da mesa: presidente do CMASPA, Dulciene Turíbio, vice-prefeita da Cidade, Juliana Gastaldi, secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Farias, e a representante da sociedade civil do CMASPA, Helena Lustosa.

A abertura contou ainda com a apresentação musical da servidores  Maria Ane e Jaime Carvalho, que interpretou a música “É Preciso Saber Viver”. A abertura oficial foi realizada pela presidente do CMASPA, Dulciene. “Gostaria de demonstrar minha alegria em estar aqui nessa conferencia que é de suma importância para o bom andamento da gestão pública. Que esta conferência traga muitas melhorias para nossa cidade”, disse ela, declarando aberta a Conferência.

A vice-prefeita Juliana representou o Poder Público Municipal e destacou a importância do momento para o Município. “As conferências nos dão a oportunidade para discutir e que possamos ser ouvidos, pois nós que estamos na ponta sabemos das nossas necessidades. O que temos até hoje foram conquistas obtidas através das conferências, então que hoje possamos aproveitar essa oportunidade e colocar realmente o que nós precisamos”, disse.

A secretária Rosana Farias deu as boas-vindas ao público e reforçou que a assistência é um direito de todos. “Esse espaço é de suma importância para que possamos evoluir nas nossas necessidades. Que possamos ter uma ótima conferência. Estamos sempre à disposição para trabalhar pela comunidade e para tirar as dúvidas de toda a população”.

Conferência

O tema principal foi “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e proteção”, com objetivo de fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, que são os usuários.

Após a leitura do Regimento Interno realizado pela conselheira municipal de Assistência Social, Deusiram Vieira, ocorreu a abordagem geral sobre as políticas de assistência social, realizada pela assistente social Claudiane Noleto.

Após um lanche servido a todos, os grupos de trabalho foram divididos para debater os cinco eixos propostos. Após a plenária com a aprovação das propostas, ocorreu ainda a votação para eleição dos delegados que irão representar o Municipío na Conferência Estadual de Assistência Social: Marcelina Reis Pires e o suplente Anderlan Ramos (representantes da sociedade civil); Deusiram Vieira Tavares e suplente Patrícia Ribeiro de Sousa  (representantes governamentais).