2021/08/20 Fundo Municipal de Assistência Social

Campanha “Agosto – Mês da Primeira Infância” é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social

O objetivo é levar à população a importância de valorizar os aspectos da primeira infância, com debates sobre o tema junto aos poderes públicos e sociedade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponte Alta do Tocantins está realizando uma importante campanha, em busca da valorização da Primeira Infância. Para isso, a equipe multiprofissional da Rede de Assistência do Município se mobilizou na manhã desta quinta-feira, 19, objetivando levar o tema a toda a população.

O mês de agosto tem uma agenda nacional integrada de diálogos e debates sobre a primeira infância, envolvendo diversos atores do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, a sociedade civil organizada pública e privada e os organismos internacionais.

No município, a equipe do Programa Criança Feliz vem participando de uma programação oficial voltada para Primeira infância que teve início no dia 2, com uma solenidade de abertura e seguindo durante todo mês com lives , webinários e rodas de conversas que são oportunidades de aprimoramento para as políticas públicas, além de contribuir para o fortalecimento de atividades relacionadas à primeira infância, realizando também ações internas no Programa Criança Feliz e ações de mobilização com participação do CRAS, Programa Bolsa Família, Conselho tutelar, CREAS e membros do Comitê Gestor Municipal.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Farias, destaca que o Município tem fortalecido as ações neste sentido. “A manutenção do Programa Criança Feliz é um desafio, mas é algo gratificante, pois percebemos no dia a dia o desenvolvimento das crianças por meio de ações e atividades. Esta campanha vem reforçar o que já estamos executando junto às famílias”, pontua.

Conforme a supervisora do Programa Criança Feliz, a campanha é voltada para crianças de zero a três anos e as gestantes do público. “Estamos realizando atividades remotas e voltando às semipresenciais, buscando fortalecer os vínculos familiares entre a criança e sua família, para assim estimular o desenvolvimento infantil nesse período da primeira infância. O Programa faz a visita domiciliar uma vez na semana com as atividades levadas pelas visitadoras”, explica.

Campanha

O Projeto Mês da Primeira Infância é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, visando promover a primeira infância no Brasil durante todo o mês de agosto. É uma ação integrada com as coordenações estaduais do Programa Criança Feliz.

O Marco Legal da Primeira Infância, lei nº 13.257/2013, estabelece a prioridade absoluta nas políticas para crianças entre zero e seis anos, como também gestantes, sendo assim, um dos dispositivos legais importantes da Primeira Infância. Assim, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz, como estratégia de política pública integral e integrada, através da visita domiciliar.