2021/09/22

Aulas presenciais no formato híbrido terão retorno em 4 de outubro

Retorno das aulas será em 4 de outubro

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins já têm data marcada para voltar a frequentar o ambiente escolar: 4 de outubro. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está adequando os espaços escolares para receber os alunos após quase dois anos com aulas no formato remoto.

A secretária Municipal de Educação, Jemima Barreira, falou da expectativa por parte da equipe educacional em receber os alunos. “Estamos há 18 meses praticamente de forma remota, sem olhar no olho do aluno, sem ouvir as suas vozes, e tudo isso pode contribuir com um retrocesso considerável no processo de ensino e aprendizagem. A criança precisa dessa interação para crescer, para estimular sua capacidade cognitiva e essa ausência do contato diário, mesmo forçada pelas circunstâncias, pode estar sendo um divisor de águas pela distância imposta”, comentou.

A gestora da Educação destacou ainda que todo o cuidado será reforçado durante o retorno. “Voltaremos de forma híbrida, com muito cuidado com os alunos e servidores, buscando cumprir os protocolos, buscando atender às demandas que surgirão no cotidiano escolar, mas com a certeza de que a educação é fundamental para o desenvolvimento do cidadão e assim, buscarmos atender às demandas e expectativas da comunidade pontealtense”.

O formato adotado para o retorno será o híbrido: presencial e remoto com aulas on-line pela plataforma digital ou caderno pedagógico, já que os alunos que não têm acesso à internet continuarão com as aulas via caderno pedagógico ou presencial.

Para o retorno as escolas estão passando por higienização com pinturas das dependências e instalação de equipamentos (pias, dispenser de álcool gel, reforma de cadeiras, mesas e carteiras). Os pais e alunos serão avisados por meio de chamamento público: carro de som, mensagens de WhatsApp nos grupos dos professores e alunos, comunicação escrita com informativo aos pais e responsáveis, e divulgação na mídia.

A acolhida aos e a programação do dia do retorno aos estudantes ficará a cargo de cada unidade escolar.