Notícia

2021/05/05

Agricultores comemoram colheita de plantio que foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura

Colheita da produção agrícola

Com o fim do período chuvoso chega também a época de colheita de diversos cultivos realizados pelo homem do campo. A safra proporciona a garantia do alimento na mesa de quem cultiva e de toda a população, que depende da agricultura para o consumo dos alimentos.

Em Ponte Alta do Tocantins essa produção é possibilitada por meio de uma importante assistência à agricultura familiar, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura: o gradeamento das terras. Através do serviço executado pelos tratores da frota municipal, os agricultores podem preparar o solo para o plantio, que resulta em uma farta colheita.

O secretário da Pasta, Solanjo Araújo, explica que a Secretaria disponibiliza a máquina para gradear as terras para a preparação de solo, e assistência técnica quando solicitado. “Temos retroescavadeira, trator de grade e a pá-carregadeira.  Estamos atendendo a todos na parte de manutenção das áreas e preparo para o plantio, só pedimos aos produtores paciência para que a gente possa executar por região de acordo com a necessidade, porque o traslado das máquinas é complicado”, disse.

Conforme o secretário, o Município possui cerca de 900 produtores rurais, e regiões extensas com uma média de 6.500 Km de estradas vicinais. O prefeito do Município, Kleber do Sacolão, solicitou que o atendimento seja feito a todos os produtores que necessitem do trabalho. “É para atender da melhor forma possível, independente de quem quer que seja, não tem questão de partido, nem questão de tamanho, é uma coisa que ele faz questão. Isso é a finalidade principal da Secretaria de Agricultura”, disse o secretário.

Colheita

A propriedade rural do senhor João Batista, localizada a 9 km da Cidade, trabalha com sistema rotativo, em que o cultivo ocorre durante o ano todo por meio da irrigação. A safra deste ano garante para ele a colheita de banana, melancia, arroz, milho, feijão e mandioca. “Para mim é muito importante, porque é um dos acessos que eu tenho à máquina, não tem máquina aqui nem com a gente pagando, e eu vivo dessa área aqui também, e sempre pago alguma pessoa para me ajudar, o que já ajuda outras famílias também” disse ele, que teve cerca de quatro hectares de terras gradeadas.

Os trabalhos são também coordenados pelo diretor de Agricultura Rivelino Correia, que conhece em detalhes as localizações e os trabalhos de cada agricultor do Município e realiza visitas técnicas ao lado do secretário Solanjo.

A produção do senhor Joaquim Neto, na Fazenda Sucupira, na Região Baixão dos porcos, é voltada para o arroz. “Estamos a 10 km da Cidade, e trabalho para o consumo próprio da família mesmo. Plantei arroz e abóbora em janeiro, e agora estamos colhendo graças a esse trabalho feito pela Prefeitura”, disse ele, que com orgulho mostra a colheita farta do grão que é base da alimentação da família.

Já a Fazenda Baixa da Santa Cruz é de propriedade do senhor Júlio Araújo. A idade não amedronta o trabalho árduo do produtor rural, que ainda cultiva o feijão, milho, cana, açafrão e mandioca. A safra de feijão é mostrada por ele com alegria de quem se dedica ao trabalho da roça. As terras receberam o preparo da Prefeitura em novembro.

Já na região do Distrito do Gato, seu Elias Barbosa trabalha no cultivo do milho, arroz e feijão, na Fazenda Morro Limpo. Os grãos são produzidos também para o consumo.

A cada propriedade visitada o que se vê é a alegria de quem trabalha e tem a garantia do alimento produzido originalmente na roça e na lida diária, que conta com o esforço da Administração Municipal em ofertar atendimentos de qualidade aos agricultores.

Estradas

A Secretaria deu início também aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais com o fim do período chuvoso, garantindo ao homem do campo a trafegabilidade. As máquinas que foram recuperadas estão trabalhando na Região do Gerais, e executarão os trabalhos por região. Conforme o secretário Solanjo, todas as regiões serão beneficiadas.


Visualizações: 1901