Notícia

2021/06/15 Fundo Municipal de Assistência Social

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15 de junho:  Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Envelhecer faz parte do processo da vida. Como sociedade, é nosso dever garantir que essa etapa transcorra de forma saudável, tranquila e com dignidade para todos. No entanto, muitas vezes, essa fase da vida é marcada por violências, abusos e agressões, que podem ocorrer de diversas maneiras e causar danos irreparáveis.

Para educar as novas gerações sobre o tema, foi criado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, celebrada em 15 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Desde então, os trabalhos de conscientização são intensificados a cada ano.

É importante que profissionais, familiares, cuidadores e vizinhos fiquem atentos a qualquer sinal de violência, já que, ainda que constantes, as agressões podem não deixar marcas visíveis.

As agressões contra a pessoa idosa podem ser tipificadas como: violência física, mediante arranhões, beliscões, tapas, socos e afins;
negligência, como a privação de medicamentos, descuido de higiene e abandono; violência sexual,   caracterizada pelo uso da força para praticar atos sexuais; patrimonial, que consiste no uso não consentido de recursos financeiros e bens; e psicológica, que corresponde a agressões verbais, menosprezo e discriminações.

A autoagressão e autonegligência também são consideradas formas de violência. Quando o idoso se priva de cuidados básicos e ameaça a própria vida ou saúde, por exemplo, é necessário buscar ajuda.

Denuncie!
Através do Disque 100, é possível denunciar todo e qualquer tipo de violência praticada contra a pessoa idosa.


Visualizações: 962